sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PEQUENEZ








«Ao longo destes anos encontrei-me com pessoas que se foram afastando de Deus porque já não suportavam ouvir constantemente que é “Omnipotente” e “Todo-Poderoso”. Sentiam-se mal diante desse Deus. Não podiam mais viver em paz com ele. Preferiam esquecê-lo.

Talvez também a ti se passe algo semelhante. Não te atreves a dizê-lo de forma absoluta, mas no fundo sentes Deus como um ser “prepotente”, que nos tem a todos sob o seu controle e ameaça. Não podes fugir dele. Estás nas suas mãos, ainda que não queiras. Como viverás a gosto com ele?


Este pode ser um dos nossos maiores erros. O poder de Deus não é como às vezes imaginamos.
Na realidade Deus não é “omnipotente”. Não pode fazer qualquer coisa. Deus não pode abusar de nós, não pode manipular, humilhar, zombar de ninguém. Deus não pode magoar-te nem fazer-te mal. Deus é amor e só pode o que o amor pode.


Repara, para agredir, para destruir, ou magoar não se necessita de um grande poder.Qualquer um pode fazer mal. Mas, para acolher, para perdoar, para respeitar, para amar, para fazer sempre o que é bom, já é necessário ser GRANDE. Deus é assim!

Por isso, ainda que às vezes nos custe crê-lo, Deus manifesta-se no pequeno, no frágil, no humilde. Deus é grande e não necessita defender-se dos seres humanos. É forte e não necessita de andar a exibir a sua força. É amor e não necessita de controlar, dominar nem esmagar ninguém.


É necessário recordar isto porque sempre que entre os cristãos se entendeu muito mal a omnipotência de Deus, e se exaltou falsamente o seu poder, converteram-no num “poderoso” indigno, para fomentar a intolerância, a repressão moral, o medo de Deus e o “terror religioso”.

Se, nalguma medida, sentes Deus como um “tirano”, e que não tens outra alternativa senão revoltar-te, quero dizer-te que esse Deus não existe. Estás a revoltar-te contra um “fantasma”. Andas a sofrer inutilmente.

Tudo mudará no dia em que sintas Deus como um amigo humilde, próximo e respeitador. Não te posso explicar com palavras, mas Deus é uma “presença” afável, próxima, que te faz viver e amar a vida de maneira diferente. Deus não te está a barrar caminhos ou a travar o teu desejo de seres plenamente feliz. Não está no teu coração a pressionar-te ou a violentar-te. É o teu melhor Amigo. Nele podes encontrar a luz mais clara e a força mais vigorosa para enfrentares a dureza da vida e o mistério da morte.


Deus não te vai gritar. Jamais te forçará. Jamais imporá sobre ti a sua força. Vai-te respeitar sempre, faças o que fizeres. Ele deu-te a vida como presente. É tua. És tu que tens de decidir como queres viver e para quê. Ele só quer que acertes a viver bem.

Às vezes, pode-te parecer que Deus é demasiado “invisível”. Não o sentes. Não o podes tocar. Não escutas a sua voz. Crês que não há ninguém ao pé de ti. Mas o que sucede é que Deus é discreto e respeita até ao fim as tuas decisões. A sua presença é tão humilde, próxima e íntima que pode passar despercebida.
Está tão unido a ti que, se não penetras em ti mesmo, pode-te parecer que estás sozinho.


E como posso encontrar-me com esse Deus? Não sei. Creio que há que buscá-lo de um modo simples, sem complicações, com um coração límpido e numa atitude confiada. Todos nós podemos dizer coisas muito acertadas. Mas só tu sabes o que te faz bem e o que te aproxima verdadeiramente desse Mistério a que chamamos Deus.


Não podemos esquecer a alegria de Jesus ao comprovar que a gente mais humilde e sincera era a que melhor captava a experiência de Deus. Numa ocasião deu graças a Deus com estas palavras: ‘Eu te Bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos, e as revelaste aos pequeninos’»


Creer para quê? - Dios es humilde
José António Pagola

Sem comentários: