domingo, 29 de agosto de 2010

COMO JESUS VIVIA DEUS






«Tu estás interessado por Deus. É natural que te interrogues se crês nele ou se a tua fé vai-se apagando a pouco e pouco. Mas o importante e decisivo é perguntarmo-nos em que Deus cremos e como o vivemos; que lugar ocupa na nossa vida e como a transforma no nosso dia-a-dia.


Já sabes o que se passa frequentemente connosco, os crentes. Dizemos que “cremos” em Deus, mas na prática vivemos de um modo ateu: como se Deus não existisse. Na hora da verdade, Deus apenas tem importância na nossa maneira de orientar e organizar a vida.


Certamente tu mesmo conheces alguns cristãos cuja vida pouco ou nada mudaria se algum dia deixassem de “crer” em Deus. Talvez deixassem de ir à missa, mas o seu comportamento, o seu modo de pensar e de actuar não mudaria muito. Deus apenas significa algo na sua vida.


Já te perguntaste alguma vez como Jesus vivia Deus? Pode-te fazer bem conhecer melhor a sua experiência. Para ele, Deus é um estímulo que o impele a construir um mundo mais humano. Deus não é uma força conservadora, mas um apelo a mudar e melhorar as coisas. Se um dia te deixares apanhar por Deus, sentir-te-ás chamado a trabalhar por uma sociedade mais justa e mais digna para todos. Serás incapaz de ficar passivo. Deus tem um grande projecto. Há que construir uma nova terra, tal como ele a deseja.


Segundo Jesus, Deus quer a vida, está sempre do lado das pessoas e contra o mal e o sofrimento. Vive Deus como uma força que o impele a libertar as pessoas do mal e leva-o a lutar contra tudo o que magoa alguém. Por isso, Jesus dedica-se tanto a lutar contra as injustiças, abusos, mentiras, poderes e sistemas que desumanizam a vida e geram sofrimento. Quanto mais creres no Deus encarnado em Jesus, com mais força e coragem trabalharás contra tudo o que estropia a vida e a torna mais indigna e infeliz para muitos.


Jesus vive Deus como uma força curadora. A Deus interessa-lhe a saúde dos seus filhos e filhas. Por isso Jesus se dedica a curar, a aliviar o sofrimento e a sanar a vida do seu povo. Deus deseja uma vida mais sã, mais feliz e mais amável para todos. Se tu crês no Deus de Jesus, hás-de aproximar-te das pessoas que sofrem. Farás o possível por trazer a paz e a alegria àqueles que vivem tristes. Semearás força e esperança nos que se encontrem deprimidos. Saberás consolar e acompanhar.


Deus é, antes de mais, para os pobres, os indefesos, os que não têm ninguém. Era assim que Jesus viva Deus. Por isso defende os pobres dos poderosos que os exploram, acolhe as crianças apertando-os contra o seu peito, abençoa os que sofrem. Jesus dedica-se a todos, mas começando sempre pelos últimos. Se te sentires um dia mais cheio de Deus, irás preocupar-te mais pelos últimos, os mais débeis, os mais desvalidos, os mais solitários. Talvez não possas fazer grandes coisas, mas o teu coração estará com eles.



Deus conduz Jesus a acolher os excluídos. É impossível que seja de outra maneira. Deus é de todos e para todos. Não descrimina, não exclui, não excomunga ninguém. Pelo contrário, Deus abraça, acolhe, perdoa. Por isso Jesus aproxima-se dos impuros, acolhe as mulheres, toca os leprosos, come com os pecadores e indesejáveis. Se te deixares agarrar pelo Deus de Jesus, verás a vida de outra maneira. Aproximar-te-ás de forma mais acolhedora dos imigrantes e excluídos. Serás mais compreensivo com os delinquentes e toxicodependentes. Pensarás naqueles que estão condenados a viver praticamente o resto da sua vida na prisão.


Se a tua fé em Deus crescer, a tua vida irá mudando. Quase sem dares-te conta, tornar-te-ás mais humano, mais generoso e mais justo. Entrarás em ruptura com o teu egoísmo. Pensarás nos outros. Vais-te interessar pelos que sofrem. Tratarás de os ajudar. Apoiarás campanhas contra a fome e as injustiças. Aprenderás a fazer pequenos gestos pelos demais. Deus irá transformando-te.»


Creer, para quê? - Como Jesús vivía Dios
José Antonio Pagola






José Antonio Pagola, foi vigário episcopal da diocese de San Sebastian durante mais de vinte anos, e professor na Faculdade de Teologia no Norte de Espanha. Actualmente é director do Instituto de Teologia e Pastoral de San Sabastian, partilhando a sua fé e a sua experiência com grupos de crentes e muitos outros que perderam a fé.

2 comentários:

RL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mila disse...

Infelizmente ainda há corações limitados a ISTO, porque querem um deus á sua moda e não dão espaço a que Deus se revele...

Muito obrigada pela partilha companheiro! É uma delícia!!!