domingo, 5 de setembro de 2010

6 BILIÕES COMO TU - " A FELICIDADE" I



Hoje partilho neste espaço algo diferente: Veio até mim, inesperadamente, numa tarde de Verão, depois de almoço e do telejornal do canal 2. Esta série documental deixou-me simplesmente encantado e boquiaberto pela tremenda simplicidade, e densidade humana que emana.

Bom! Não vou ceder à tentação de descrevê-lo ou dar demasiadas explicações por postá-lo aqui. O programa falará por si mesmo, assim, sem mais…




O PROJECTO “6 billion others”…


«Um conceito simples: Partir ao encontro de 6 biliões de habitantes do planeta, escutar as suas histórias, e partilhá-las connosco.
Nos últimos 15 anos Yaan Arthus-Bertrand passou milhares de horas a sobrevoar o planeta, maravilhando-se com a sua beleza infinita, profundamente comovido pela sua óbvia fragilidade.


Tudo parece tão simples visto do céu, mas lá baixo somos confrontados pelas fronteiras, antagonismo, separações, mal-entendidos, ignorância entre uns e outros. Por isso era tão importante deixar que mulheres e homens do nosso planeta se expressassem, recolhendo as suas experiências e filosofias de vida, as suas visões do mundo e partilhar com eles. Neste caso, 5000 homens e mulheres descrevem vidas e esperanças, as suas alegrias e angústias, riso e lágrimas e relações com Deus, o diabo, amor, vida, morte, e por aí além…

O pescador Mali, o trabalhador brasileiro, a mulher arménia, o guerreiro afegão, o padre alemão, o agricultor americano, o mercador russo, o rebelde japonês, o varredor de rua australiano, o refugiado ruandês…todos eles falam connosco (…)
Vamos ficar à escuta, onde nos sentiremos tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes, tão próximos e tão distantes de todos os habitantes do planeta»


PRESS KIT 6 billion Others
A project by Yann Arthus-Bertrand
produced by Baptiste Rouget-Luchaire and Sibylle d’Orgeval




FELICIDADE...
(alguns testemunhos)








«A felicidade? Gritando, talvez, que sou feliz, porque também não há palavras para dizê-lo…»
BOLÍVIA











«Eu não sei se sou feliz. Os franceses têm uma expressão: ‘sentires-te bem na tua pele’. Eu quero isso»
ROMÉNIA










«O que é a felicidade? A felicidade é encontrar novidade em tudo o que fizeres todos os dias. Repetindo o dia anterior, começando de novo como se fosse a primeira vez»
ITÁLIA










«No outro dia tive esta ideia, - que soa mesmo tola -, tinha esta ideia que qualquer coisa fabulosa ia acontecer-me; todos os dias! E pensei: ‘ e se todos os dias eu pensasse: UAU! Alguma coisa fabulosa vai-me acontecer hoje!’. Isto soa a cliché, mas a verdade é que durante o dia inteiro só me perguntava: ‘Uau, mas que coisa espantosa vai-me acontecer? Será que já aconteceu? Será que a perdi, ou ainda está para acontecer?...’»
ESTADOS UNIDOS, Los Angeles










«A coisa que me faz mais feliz na minha vida é acordar de bom humor pela manhã! Quando isso acontece, tenho o dia ganho! Tudo que acontecer durante o dia será um triunfo…»
ITÁLIA










«Ah, o conceito de felicidade. Por exemplo, depois de um dia de trabalho, regresso a casa e a minha mulher preparou-me um jantar maravilhoso que me delicia. Isso é felicidade, apesar do meu cansaço. Eu adoro passar tempo com a minha querida família, especialmente com a minha filha que me conta como lhe correu o dia na escola: faz-me muito feliz.»
CHINA, Pequim









«A felicidade? A felicidade são pequenos momentos na vida. Pequenos momentos… Se não te deres conta quando passam, passou e nem te apercebeste. É como um jogo de palavras, um pouco filosófico. São pequenos momentos, de muito, muito, muito grande importância; porque não acredito que nenhum ser humano conheça a felicidade completa. Não me parece.»
CUBA








«Para mim, a felicidade, é ver os meus pessegueiros crescer, e ganhar a vida com eles. Isso faz-me feliz. E que os meus filhos já são crescidos, isso faz-me feliz.»
BOLÍVIA













«O que me faz feliz é ter água. É o elemento básico para toda a actividade humana. Eu sou feliz por ter água. As pessoas vêm a minha casa porque tenho água. E fico feliz por isso.»
MADAGÁSCAR













«Claro que há muitos….mas, o momento que mais alegria me deu foi partilhar com a minha avó uma tarde no terraço, onde ela me ensinava a fazer croché com uma agulha, e ela sentia que me ensinava algo muito importante para mim…e…foi um momento bonito.»
BOLÍVIA






Continua...

2 comentários:

figlo disse...

Pois é, Gustavo! A FELICIDADE! Pois! e palavras para dizê-la?...não há! Assoma à janela que são os nossos olhos, dá-lhe luz e brilho.Não quando procuramos ser felizes, mas quando procuramos a felicidade de outros...é uma espécie de "bilhete de ida e volta" entre o nosso coraçãos e o coração do outro..."é corriqueiro ouvirmos dizer que "ninguém é feliz sozinho". Parece que está gasto,mas...precisamos verdadeiramente dos outros para sermos felizes...Poxa, já quase desistira de "te procurar" e hoje...Pela grata surpresa,aqui vai um abraço! Glória

Gustavo Sousa disse...

Querida Glória

Heheh, o melhor ainda está para vir. Acredita! Eu postei estes testemunhos porque realmente são experiências fabulosas, e claro que a felicidade não se procura. Encontra-se no que fazemos com os outros, e naquilo que amamos ser e fazer. Mas, ainda assim, há tanta gente com tanta coisa bonita para partilhar...é espantoso!

Espera pelo próximo post...

Grande e terno Abraço para vocês!