sábado, 26 de março de 2016

SÁBADO MAIOR


“O Povo que vagueava nas trevas viu uma grande Luz, os que habitavam na região das trevas da morte banharam-se de Luz”  (Is 9, 2)






















Hoje…a mais luminosa das noites e dos dias, porque será o PRIMEIRO DIA!
HOJE a morte será virada do avesso, de ferrolhos e portões destruídos…
E desse ventre escuro e desfeito de trevas, emerges TU, de Mão dada a Adão e Eva e a toda a sua descendência, para (n)os elevares ao Pai!
HOJE o Teu Destino é o Nosso!
Estender-nos-ás a Tua Mão e não adormecemos…porque, vigilantes,

PASsamos COntigo pela Aurora da Tua (e Nossa) Vitória!


“Que todo o homem piedoso e amigo de Deus goze esta bela e luminosa festa! (…) Assim, pois, entrai todos na alegria do vosso Mestre! Primeiros e últimos, ricos e pobres, os que vigiaram e os que se deixaram dormir, vós que jejuastes e vós que não jejuastes, alegrai-vos hoje! O festim está pronto, vinde todos (Mt 22,4)! O vitelo gordo está servido, que ninguém se vá embora com fome. Saciai-vos todos no banquete da fé, vinde servir-vos do tesouro da misericórdia. Que ninguém lamente a sua pobreza, porque o Reino chegou para todos; que ninguém chore as suas faltas, porque o perdão brotou do túmulo; que ninguém receie a morte, porque a morte do Salvador dela nos libertou. Aquele que a morte tinha agarrado destruiu-a, Aquele que desceu aos infernos despojou-os...
Isaías tinha-o predito ao dizer: "O inferno ficou consternado quando te encontrou"(14,9). O inferno ficou cheio de amargura porque foi arruinado; humilhado, porque foi entregue à morte; esmagado, porque foi aniquilado. Apoderou-se de um corpo e viu-se diante de Deus; agarrou-se à terra e encontrou o céu; apropriou-se do que via e foi derrotado por causa do Invisível. "Ó morte, onde está o teu aguilhão? Inferno, onde está a tua vitória?" (1 Co 15,55). Cristo ressuscitou e foste arruinada! Cristo ressuscitou e os demónios foram precipitados! Cristo ressuscitou e os anjos estão em júbilo! Cristo ressuscitou e já não há mortos nos túmulos porque Cristo, ressuscitado dos mortos, tornou-se as primícias dos que tinham adormecido. A Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amén!”

Homília Pascal de S. João Crisóstomo (Arcebispo de Constantinopla), Séc. IV




"Foi ele que venceu a morte e confundiu o demónio, como outrora Moisés ao faraó. Foi ele que destruiu a iniquidade e condenou a injustiça à esterilidade, como Moisés ao Egipto. Foi ele que nos fez passar da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz, da morte para a vida, da tirania para o reino sem fim, e fez de nós um sacerdócio novo, um povo eleito para sempre. Ele é a Páscoa da nossa salvação.”

Homília Pascal de Melitão de Sardes, Séc. II 








1 comentário:

Nene Tute disse...

Obrigado mano Gustavo. Soube-me bem. Bem haja! Já tinha saudades tuas e das tuas partilhas apaixonadas das descobertas do Nazareno. Fazes-me muito bem, rapaz. Encanta-me escutar-te... Falas dele como de um amigo. Isso muda tudo. Gosto de ti.