domingo, 12 de setembro de 2010

6 BILIÕES COMO TU - " A FELICIDADE" II



«Experimentei uma alegria imensa recentemente quando trabalhava num orfanato. Havia lá uma menina que tinha sido abandonada aos 11 meses, ainda bebé. Fora abandonada na rua, e as irmãs no orfanato adoptaram-na e receberam-na. Então esta pequena bébé estava muito, muito triste, e chorava. E eu estava tão comovida por ver esta criancinha a experimentar tanta tristeza ainda tão nova. Todos os dias ia vê-la, a ver se conseguia pô-la a sorrir, ou a fazê-la dançar…e finalmente, passadas duas semanas, ela fitou-me com um sorriso magnífico. Foi aí que senti pura alegria!»
SUIÇA






«Eu penso que o melhor momento da minha vida aconteceu quando estive recentemente no Iraque, com o exército. E ali havia gente local a trabalhar na base, que não sabia falar inglês. Uma vez, um pai e o seu filho vieram à cave para reparar a electricidade. Todos os dias almoçávamos juntos e falávamos sobre tudo. Eu falava somente em inglês, e eles falavam somente em árabe. Algumas vezes fazíamos desenhos, mas sempre sabíamos do que falávamos, e foi aí que percebi que a linguagem não é uma barreira. Nós podemos comunicar sem falar a mesma língua. E isso mudou toda a minha vida, só por o entender.»
EUA, Los Angeles







«Eu, de facto, gosto de dar. Porque sinto que se faço as pessoas felizes, eu sou feliz. Talvez seja uma espécie de egoísmo. Não sei. Porque queres ser feliz, por isso, ou dás ou ajudas; não sei se é isso, mas eu quero ser feliz, por isso, faço as pessoas felizes.»
SUIÇA










«Eu sou infinitamente feliz, porque tenho um grande marido. É como se tivesse uma arca cheia de ouro em casa. É verdade! Perguntem aos meus vizinhos: ele é como uma arca cheia de ouro. Ele respeita-me e eu respeito-o; até mesmo quando comete erros, como por exemplo, quando faz apostas de futebol. Ele não diz nada, limita-se a pagar. Eu aturo isso. Eu amo-o e sigo-o...»
CAMBODJA









«A minha felicidade é estar com a minha namorada. Ela faz-me feliz. Ela mantém-me afastado do álcool, do tabaco, e outras coisas más. Ela diz-me o que fazer da minha vida, dá-me inspiração e confiança.»
ÁFRICA DO SUL










«Eu não sei…tive tantos momentos maravilhosos. E às vezes os melhores momentos nem sempre são conhecidos no tempo em que ocorrem. Por vezes, uma tragédia é o melhor momento, tu não o sabes na hora. Outras vezes, quando te magoam, ou és travado na tua ambição, ou acordas do teu ego, ou da tua cobiça, e estás a sofrer. Às vezes é esse o mais importante e o mais feliz momento da tua vida, porque é aí que te encontras em alerta, de olhos abertos, e sincero, talvez pela primeira vez a respeito de certos aspectos sobre ti mesmo. A vida não é um problema para ser resolvido. Eu penso que a vida é antes um mistério a explorar. E por isso, ainda não sei qual o melhor momento da minha vida. Tenho a certeza absoluta que ainda está para vir, ainda estou à espera.»
EUA, Los Angeles (Actor de Hollywood)








«Felicidade…
A felicidade é…
Felicidade é a verdade.
Felicidade é…dizer a verdade e saber que foi ouvida.
Felicidade é ver a justiça a ser feita.
Felicidade é ver uma criança a comunicar com a sua imaginação, e deixá-la correr livremente. Felicidade é dançar, felicidade é um mango.
Felicidade é…oohh…a felicidade está potencialmente em todos os momentos.
A felicidade está tão perto, tão perto, tão perto de nós o tempo todo.
Nós conseguimos fazer sorrir uma criança tão facilmente. E é aí que a felicidade salta fora daí mesmo.
Oohh, a felicidade está em toda a parte, mas não é algo grande, ou barulhento.
A felicidade não é uma coisa expansiva.
Felicidade é uma pequena e serena relação humana»

EUA, Los Angeles

domingo, 5 de setembro de 2010

6 BILIÕES COMO TU - " A FELICIDADE" I



Hoje partilho neste espaço algo diferente: Veio até mim, inesperadamente, numa tarde de Verão, depois de almoço e do telejornal do canal 2. Esta série documental deixou-me simplesmente encantado e boquiaberto pela tremenda simplicidade, e densidade humana que emana.

Bom! Não vou ceder à tentação de descrevê-lo ou dar demasiadas explicações por postá-lo aqui. O programa falará por si mesmo, assim, sem mais…




O PROJECTO “6 billion others”…


«Um conceito simples: Partir ao encontro de 6 biliões de habitantes do planeta, escutar as suas histórias, e partilhá-las connosco.
Nos últimos 15 anos Yaan Arthus-Bertrand passou milhares de horas a sobrevoar o planeta, maravilhando-se com a sua beleza infinita, profundamente comovido pela sua óbvia fragilidade.


Tudo parece tão simples visto do céu, mas lá baixo somos confrontados pelas fronteiras, antagonismo, separações, mal-entendidos, ignorância entre uns e outros. Por isso era tão importante deixar que mulheres e homens do nosso planeta se expressassem, recolhendo as suas experiências e filosofias de vida, as suas visões do mundo e partilhar com eles. Neste caso, 5000 homens e mulheres descrevem vidas e esperanças, as suas alegrias e angústias, riso e lágrimas e relações com Deus, o diabo, amor, vida, morte, e por aí além…

O pescador Mali, o trabalhador brasileiro, a mulher arménia, o guerreiro afegão, o padre alemão, o agricultor americano, o mercador russo, o rebelde japonês, o varredor de rua australiano, o refugiado ruandês…todos eles falam connosco (…)
Vamos ficar à escuta, onde nos sentiremos tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes, tão próximos e tão distantes de todos os habitantes do planeta»


PRESS KIT 6 billion Others
A project by Yann Arthus-Bertrand
produced by Baptiste Rouget-Luchaire and Sibylle d’Orgeval




FELICIDADE...
(alguns testemunhos)








«A felicidade? Gritando, talvez, que sou feliz, porque também não há palavras para dizê-lo…»
BOLÍVIA











«Eu não sei se sou feliz. Os franceses têm uma expressão: ‘sentires-te bem na tua pele’. Eu quero isso»
ROMÉNIA










«O que é a felicidade? A felicidade é encontrar novidade em tudo o que fizeres todos os dias. Repetindo o dia anterior, começando de novo como se fosse a primeira vez»
ITÁLIA










«No outro dia tive esta ideia, - que soa mesmo tola -, tinha esta ideia que qualquer coisa fabulosa ia acontecer-me; todos os dias! E pensei: ‘ e se todos os dias eu pensasse: UAU! Alguma coisa fabulosa vai-me acontecer hoje!’. Isto soa a cliché, mas a verdade é que durante o dia inteiro só me perguntava: ‘Uau, mas que coisa espantosa vai-me acontecer? Será que já aconteceu? Será que a perdi, ou ainda está para acontecer?...’»
ESTADOS UNIDOS, Los Angeles










«A coisa que me faz mais feliz na minha vida é acordar de bom humor pela manhã! Quando isso acontece, tenho o dia ganho! Tudo que acontecer durante o dia será um triunfo…»
ITÁLIA










«Ah, o conceito de felicidade. Por exemplo, depois de um dia de trabalho, regresso a casa e a minha mulher preparou-me um jantar maravilhoso que me delicia. Isso é felicidade, apesar do meu cansaço. Eu adoro passar tempo com a minha querida família, especialmente com a minha filha que me conta como lhe correu o dia na escola: faz-me muito feliz.»
CHINA, Pequim









«A felicidade? A felicidade são pequenos momentos na vida. Pequenos momentos… Se não te deres conta quando passam, passou e nem te apercebeste. É como um jogo de palavras, um pouco filosófico. São pequenos momentos, de muito, muito, muito grande importância; porque não acredito que nenhum ser humano conheça a felicidade completa. Não me parece.»
CUBA








«Para mim, a felicidade, é ver os meus pessegueiros crescer, e ganhar a vida com eles. Isso faz-me feliz. E que os meus filhos já são crescidos, isso faz-me feliz.»
BOLÍVIA













«O que me faz feliz é ter água. É o elemento básico para toda a actividade humana. Eu sou feliz por ter água. As pessoas vêm a minha casa porque tenho água. E fico feliz por isso.»
MADAGÁSCAR













«Claro que há muitos….mas, o momento que mais alegria me deu foi partilhar com a minha avó uma tarde no terraço, onde ela me ensinava a fazer croché com uma agulha, e ela sentia que me ensinava algo muito importante para mim…e…foi um momento bonito.»
BOLÍVIA






Continua...